Design
“Nesta seção será possível ver meus trabalhos de criação para áreas de design gráfico e design de produto. Alguns desenvolvidos em parcerias de criação, ao longo dos anos de atuação profissional. O processo criativo se assemelha aos outros em que a observação e a investigação estética se manifestam por desenho às vezes, mas quando há oportunidade, a própria materialidade do objeto serve de campo de investigação.”
Projeto: Design de Produto - Poltrona Zarabatana
“Estimulado pelo concurso de mobiliário promovido pela loja FORMA, de São Paulo, no início dos anos 2000, desenvolvi o protótipo da poltrona que é executada apenas com tubos de papelão colados, que batizei de Zarabatana.
Com cortes em diferentes alturas, os próprios tubos serviram de encosto e braços.”
Descrição:
Protótipo de mobiliário para concurso da loja Forma.
Material: Papelão e cola
Fotos: Francisco Leocádio
Produção da foto: Francisco Leocádio
Modelo: Luciana Branco
Ano: 2000
Projeto: Design Gráfico- segundo CD Demo da banda Manzanita ano 2003
Terceiro álbum da banda Manzanita, segundo na mídia de Compact Disc, gravado e lançado em 2003.
A condução da arte gráfica repetiu a bem-sucedida parceria com Luciano Vasques, guitarrista da banda, feita no CD anterior.
Como contraponto às artes dos trabalhos anteriores, este produto fez uso da cor branca em todas as superfícies, usando de serigrafia não apenas no próprio cd mas também no estojo. Como este trabalho tinha título, Labirinto, foi com a inspiralão desta palavra que se desenvolveu o layout dos elementos textuais interagindo com peças gráficas que reproduziam labirintos e circuitos eletrônicos que transmitiam a ideia dos percursos múltiplos. O uso de muitos elementos eletrônicos no som da banda, capitaneada pelo Marcelo Nunes, baixista, também foi o mote para estas referências.
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Descrição:
arte gráfica do segundo CD da banda Manzanita, terceiro trabalho da banda
Co-autoria com Luciano Vasques
Material: CD
Fotos: Francisco Leocádio
Ano: 2003
Projeto: Design Gráfico- primeiro CD Demo da banda Manzanita ano 2000
Segundo álbum demo da banda Manzanita. Desta vez, a mídia é o CD,e a arte gráfica foi feita a quatro mãos, uma afinada parceria com Luciano Vasques, um dos guitarristas da banda.
Misturando processos digitais, com fotografia e impressões em papel de presente e papel vegetal, Esta arte gráfica buscava repetir as intenções de um som diverso da banda e que flertava com sons da música dita alternativa. A estranheza das canções se refletia na proposta de se imprimir a mórbida imagem da caveira de um animal com chifres sobre a leveza de um papel de presente com motivos florais. Enquanto o berço cuidava das informações mais objetivas contando com a foto quase fiel de todos os componentes e o título das canções com fácil leitura, em conjunção com a imagem da cabeça de um Playmobil, afirmando o desejo da banda de imprimir o aspecto inusitado em sua arte gráfica.
Um dado importante, o CD foi produzido pelos afiados Victor Z Ziegelmeyer e Junior Tostoi da banda Vulgue Tostoi.
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Descrição:
arte gráfica do CD da banda Manzanita, segundo trabalho da banda
Co-autoria com Luciano Vasques
Material: CD
Fotos: Francisco Leocádio
Ano: 2000
Projeto: Design Gráfico- Fita Demo da banda Manzanita anos 1990
A fita demo é a redução da denominação fita de demonstração. Era uma fita de áudio cassete em que o artista da música, de modo mais simplificado apresentava e/ou vendia seu trabalho.
Manzanita, foi uma banda de rock da qual fui um dos integrantes por uns dez anos. Vale salientar que deste convívio nasceu uma grande amizade que dura há mais de 30 anos. Esta fita foi a primeira reunião de composições da banda, gravada em estúdio. A arte gráfica deste trabalho traduziu a proposta da banda em buscar diversidades de composições e resolve o desafio de incluir todas as letras e algumas informações de ficha técnica e agradecimentos, em uma época que a diagramação se dava com recortes de ampliações e reduções de textos datilografados. Uma produção gráfica reproduzidas em máquinas copiadoras de papel A4.
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Descrição:
Primeira fita demo da banda Manzanita
Material: Fita cassete
Fotos: Francisco Leocádio
Ano: anos 1990
Projeto: Design de Produto: Protótipo de coleção para Cecrisa Portinari 1995
Após ser selecionado entre 14 participantes recém-formados nas áreas de Arqutietura e Design pela Cecrisa Portinari, num concurso nacional.
Fiquei hospedo em Criciúma, Santa Catarina, por duas semanas, em uma imersão para o desenvolvimento de uma coleção. Nos primeiros 5 dias, tivemos aulas com dois professores de uma faculdade de design cerâmico de Barcelona, no SENAC. Depois passamos mais 5 ou 6 dias na fábrica da Cecrisa para a execução dos protótipos.
Durante a primeira semana, teríamos que formar uma equipe com três pessoas, dois selecionados e uma das funcionárias da CECRISA que estava também fazendo o curso. Assim, teríamos um assessoramento mais técnico no desenvolvimento da coleção. Foi assim que ganhei uma grande amiga, a Designer Gráfica paulistana, Daniela Réssia Silva. “Nossos santos bateram de cara”, e conseguimos desenvolver uma coleção que era comunhão de pensamentos das nossas propostas selecionadas.
Nascia assim, a coleção Puntos, ou pontos em português. São essas peças que estão aqui nas fotos. A partir da ação gestual da Dani, vimos surgir a trama que dá textura as manchas, e os vazios e quadrados são transposições da minha proposta criada lá no ateliê da FAU/EBA.
Descrição:
Protótipos da coleção Puntos para Cecrisa Portinari
Co-criação com Daniela Réssia Silva
Material: Revestimentos cerâmicos
Fotos: Francisco Leocádio
Ano: 1995
Projeto: Design de Produto: Proposta selecionada para o concurso de design cerâmico da Cecrisa Portinari 1994
Em 1994, um concurso criado pela Cecrisa, uma fábrica de revestimentos cerâmicos localizada em Criciúma, Santa Catarina, foi uma iniciativa importante para promover novos talentos no design de cerâmica. A Cecrisa, uma das principais fabricantes de revestimentos cerâmicos do Brasil e, por isso, tinha interesse em incentivar a criatividade e a inovação entre estudantes e recém-formados em áreas relacionadas, como design, arquitetura e artes.
A primeira etapa do concurso consistia em enviar um proposta de design cerâmico para revestimentos. Não acredito que houvesse muitas regras além disso. Enviei duas propostas, a que foi selecionada, apresentada aqui, foi inspirada nos cobogós do edifício modernista projetados por Lucio Costa no Parque Guinle. O desenvolvimento da ideia foi a partir de telas de arame fixadas em azulejos 15×15 brancos, com esmalte azul. Assim, eu incluía as referências da azulejaria portuguesa que foi uma das características do modernismo brasileiro. Tendo sido bolsista da saudosa artista visual Celeida Tostes, no ateliê integrado EBA/FAU da UFRJ, tinha conhecimentos de queima, o que me proporcionou um controle do resultado, tal qual aparecem nas imagens.
Estas peças foram fotografadas e enviadas para o concurso junto com um memorial descritivo e justificativo.
Descrição:
Proposta selecionada no concurso Cecrisa Portinari
Material: Azulejo , esmalte vitrificado e tela de arame
Fotos: Francisco Leocádio
Ano: 1994