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Acadêmico

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Artigos

Tudo é passageiro até o trocador. In Revista Intransitiva v. 8 n. 1, p.56- 60,2024: Lugares que nos habitam.  ISSN: 2674-936X. 

Edited by Filipa Malva, Kate Burnett and Sofia Pantouvaki- Coimbra: INET-md Dance Studies Group, FMH, University of Lisbon ,FCT – Foundation for Science and Technology, 2023.
ISBN: 978-972-735-275-3
Conferência Internacional/ International Conference: Ressensibilizando cidades: Ambiências urbanas e sentidos./ RESENSITIZING CITIES:  Urban Ambiances and Senses. Ano: 2019.
Co-autoria: Profa. Me. Sara Fagundes

Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana

Eu faço parte da equipe deste laboratório desde de 2013. Ele  é coordenado pela Profa. Dra. Evelyn Furquim Werneck Lima, e incorpora um grupo de pesquisa transdisciplinar que aborda temas que  abrangem  cenografia, história e memória urbana,  patrimônio construído e outros estudos que buscam analisar o espaço instaurado pelo fenômeno teatral.

Material Didático

Lousa da disciplina Elementos de Arquitetura 1 e 2 -EBA/UFRJ

Mesmo com os recursos tecnológicos do Datashow e da televisão, eu insisto na representação gráfica com o uso de giz e lousa.

Acredito que a extensão da lousa na sala de aula permite a simultaneidade de apresentação de desenhos de um mesmo assunto. Além de incentivar os alunos à prática da cópia como forma de memorização do conteúdo.

A lousa apresentada neste portifólio refere-se às competências do desenho de Arquitetura, na Escola de Belas Artes, cuja disciplina se chama Elementos de Arquitetura.

Maquetes para disciplina Elementos de Arquitetura 1 EBA/UFRJ

Como professor da disciplina de Elementos de Arquitetura, na Escola de Belas Artes, desenvolvi alguns materiais didáticos para contribuir com o aprendizado das convenções da representação gráfica do desenho arquitetônico para os alunos dos cursos de Cenografia, Design de Interiores e Paisagismo.

O elemento escolhido aqui é uma maquete planificada, desenhada no Autocad que deve ser impressa, recortada e montada por cada aluno da disciplina e posteriormente utilizada como referência para o desenho técnico feito pelos próprios alunos. Por se tratarem de alunos ainda dos primeiros períodos em sua maioria, os desenhos planificados são recortados com tesoura, dispensando o domínio do estilete, e em seguida colados com cola
branca. A intenção é a montagem de uma maquete de uma edificação em corte transversal simplificada que planificada, coubesse em algumas folhas de papel A4.

A maquete tem a intenção de possibilitar ao aluno transpor do elemento tridimensional a síntese de todas as simbologias básicas, elementos textuais e hierarquias de linhas que fazem parte desta linguagem de representação gráfica.

Exercício Escala 1:1 – Design de Interiores – IED Rio

Ao lado da arquiteta Adriana Moura, para a disciplina de Projeto Residencial do curso saperfare de Design de Interiores do IED- Rio ( Istituto Europeo di Design) , foi criada uma dinâmica para as primeiras aulas de projeto.

Como uma forma de criar um elo entre a escala real e a representação bidimensional de uma planta-baixa, os alunos eram convidados a criar um ambiente mobiliado usando papel para recortar os moldes das peças de uma sala de um apartamento.

Tal qual o filme Dogville, a abstração dos gabaritos era quebrada com a escala de 1 para 1, correspondendo à projeção de móveis reais.